A aprendizagem é uma mudança relativamente permanente no comportamento de um organismo em decorrência da experiência.O que é passível de ser aprendido pode potencialmente ser ensinado. E o que foi aprendido pode ser mudado por uma nova aprendizagem
Tipos de aprendizagem:
1) Por associação: aprender que certos eventos ocorrem juntos. Os eventos podem ser dois estímulos (como no condicionamento clássico), ou uma reação a suas conseqüências (como no condicionamento operante).
* Condicionamento: é o processo de aprender associações.
* Condicionamento clássico ou pavloviano ( Ivan Pavlov): aprendemos a associar estímulos. Um estímulo neutro que sinaliza um estímulo incondicionado começa a produzir uma reação que prevê e prepara para o estímulo condicionado.
* Condicionamento operante: aprendemos a associar uma reação e as suas conseqüências. O comportamento é fortalecido se seguido por reforço ou diminuído se seguido por punição.
2) Por imitação (Albert Bandura)
* Aprendizagem observacional: pela observação e imitação do comportamento de outros indivíduos.
3) Complexa: aprendizagem que envolve mais do que formar associações, por exemplo, usar uma estratégia para resolver problemas ou formar um mapa mental para o nosso ambiente. Em contraste com a habituação e condicionamento, que são tipos mais simples de aprendizagem.
Teóricos da Aprendizagem
Rogers:
O aprendizado é:
Cognitivo: a pessoa é apenas obrigada a aprender alguma coisa que faz parte do currículo, mas não consegue enxergar nenhuma utilidade prática. Ex: crianças decorando tabuada.
Experimental: tem um sentido bem definido, o conhecimento pode ser diretamente aplicado. Ex: consertar um carro.
§ Deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário.
§ Não deve haver uma avaliação externa.
§ Todos os seres humanos têm uma propensão natural para aprender.
§ O papel do professor é facilitar tal aprendizado.
Gagné:
- Existem diferente tipos ou níveis de aprendizado.
- Cada tipo requer diferentes tipos de instrução.
- Existem cinco categorias de aprendizado: informação verbal, habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, habilidades motoras e atitudes.
- Tarefas de aprendizado para habilidades intelectuais podem ser organizadas em hierarquia, de acordo com a complexidade.
- As hierarquias de aprendizado fornecem uma base para a seqüência de instrução.
Skinner:
- As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a estímulos que ocorrem no meio.
- O conhecimento é resultado direto da experiência.
- Criou o " Ensino Programado", onde as pessoas aprendem mais facilmente quando o conteúdo é apresentado em pequenos módulos.
- Existem quatro tipos de estímulos que atuam no condicionamento operante:
1) estímulo neutro: não tem nenhum efeito sobre o comportamento do indivíduo.
2) Estímulo reforçador: estímulo dado após o comportamento e pode ser positivo ou negativo.
3) Estímulo reforçador positivo: é o estímulo que o organismo procura obter. Ex: ganhar um prêmio quando faz o que se quer.
4) Estímulo reforçador negativo: é o estímulo que o organismo procura evitar. Ex: uma criança que fica incomodada na aula para chamar a atenção da professora.
Teorias Atuais
Vigotski:
- Os fenômenos devem ser estudados em movimento e compreendidos como em permanente transformação. Ex: estudar o fenômeno psicológico em sua origem e no curso de seu desenvolvimento.
- As mudanças na "natureza do homem" são produzidas por mudanças na vida material e na sociedade.
- A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas.
Jean Piaget:
- A inteligência é uma adaptação, pois envolve assimilação e acomodação (experiências).
- O homem aprende o mundo de maneira diversa a cada momento de seu desenvolvimento.
Emília Ferreiro (psicopedagoga):
- O que a criança aprende não corresponde ao que lhe é ensinado. Cabe ao educador estar atento a esses processos para promover, adequadamente, a aprendizagem.
- Não é necessário que inicialmente as crianças estabeleçam a associação entre letras e sons.
0 comentários:
Postar um comentário