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16 de jun. de 2010

" Aprendizagem "



A aprendizagem é uma mudança relativamente permanente no comportamento de um organismo em decorrência da experiência.O que é passível de ser aprendido pode potencialmente ser ensinado. E o que foi aprendido pode ser mudado por uma nova aprendizagem

Tipos de aprendizagem:


1) Por associação: aprender que certos eventos ocorrem juntos. Os eventos podem ser dois estímulos (como no condicionamento clássico), ou uma reação a suas conseqüências (como no condicionamento operante).

* Condicionamento: é o processo de aprender associações.

* Condicionamento clássico ou pavloviano ( Ivan Pavlov): aprendemos a associar estímulos. Um estímulo neutro que sinaliza um estímulo incondicionado começa a produzir uma reação que prevê e prepara para o estímulo condicionado.

* Condicionamento operante: aprendemos a associar uma reação e as suas conseqüências. O comportamento é fortalecido se seguido por reforço ou diminuído se seguido por punição.

2) Por imitação (Albert Bandura)

* Aprendizagem observacional: pela observação e imitação do comportamento de outros indivíduos.

3) Complexa: aprendizagem que envolve mais do que formar associações, por exemplo, usar uma estratégia para resolver problemas ou formar um mapa mental para o nosso ambiente. Em contraste com a habituação e condicionamento, que são tipos mais simples de aprendizagem.

Teóricos da Aprendizagem

Rogers:

O aprendizado é:

Cognitivo: a pessoa é apenas obrigada a aprender alguma coisa que faz parte do currículo, mas não consegue enxergar nenhuma utilidade prática. Ex: crianças decorando tabuada.


Experimental: tem um sentido bem definido, o conhecimento pode ser diretamente aplicado. Ex: consertar um carro.

§ Deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário.

§ Não deve haver uma avaliação externa.

§ Todos os seres humanos têm uma propensão natural para aprender.

§ O papel do professor é facilitar tal aprendizado.

Gagné:

  • Existem diferente tipos ou níveis de aprendizado.

  • Cada tipo requer diferentes tipos de instrução.

  • Existem cinco categorias de aprendizado: informação verbal, habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, habilidades motoras e atitudes.

  • Tarefas de aprendizado para habilidades intelectuais podem ser organizadas em hierarquia, de acordo com a complexidade.

  • As hierarquias de aprendizado fornecem uma base para a seqüência de instrução.

Skinner:

  • As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a estímulos que ocorrem no meio.

  • O conhecimento é resultado direto da experiência.

  • Criou o " Ensino Programado", onde as pessoas aprendem mais facilmente quando o conteúdo é apresentado em pequenos módulos.

  • Existem quatro tipos de estímulos que atuam no condicionamento operante:


1) estímulo neutro: não tem nenhum efeito sobre o comportamento do indivíduo.


2) Estímulo reforçador: estímulo dado após o comportamento e pode ser positivo ou negativo.


3) Estímulo reforçador positivo: é o estímulo que o organismo procura obter. Ex: ganhar um prêmio quando faz o que se quer.


4) Estímulo reforçador negativo: é o estímulo que o organismo procura evitar. Ex: uma criança que fica incomodada na aula para chamar a atenção da professora.

Teorias Atuais

Vigotski:

  • Os fenômenos devem ser estudados em movimento e compreendidos como em permanente transformação. Ex: estudar o fenômeno psicológico em sua origem e no curso de seu desenvolvimento.
  • As mudanças na "natureza do homem" são produzidas por mudanças na vida material e na sociedade.
  • A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas.

Jean Piaget:

  • A inteligência é uma adaptação, pois envolve assimilação e acomodação (experiências).
  • O homem aprende o mundo de maneira diversa a cada momento de seu desenvolvimento.

Emília Ferreiro (psicopedagoga):

  • O que a criança aprende não corresponde ao que lhe é ensinado. Cabe ao educador estar atento a esses processos para promover, adequadamente, a aprendizagem.

  • Não é necessário que inicialmente as crianças estabeleçam a associação entre letras e sons.

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente. Quando a educação é construída pelo sujeito da aprendizagem, no cenário escolar prevalecem a resignificação dos sujeitos, novas coreografias, novas formas de comunicação e a construção de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas. Nos bastidores da aprendizagem há a participação, mediação e interatividade, porque há um novo ambiente de aprendizagem, remodelização dos papéis dos atores e co-autores do processo, desarticulação de incertezas e novas formas de interação mediadas pela orientação, condução e facilitação dos caminhos a seguir. A Educação como interatividade contempla tempos e espaços novos, dialogo problematização e produção própria dos educandos. O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem. E mediar é intervir para promover mudanças. Como mediador, o docente passa a ser comunicador, colaborador e exerce a criatividade do seu papel de co-autor do processo de aprender dos alunos. Na relação desse novo encontro pedagógico, professores e alunos interagem usando a co-responsabilidade, a confiança, a dialogicidade fazendo a auto-avaliação de suas funções. Isso é fundamental, pois nesse encontro, professor e alunos vão construindo novos modos de se praticar a educação. É necessário que o trabalho escolar seja competente para abdicar a cidadania tutelada, ultrapassar a cidadania assistida, para chegar à cidadania emancipada, que exige sujeitos capazes de fazerem história própria. Saber pensar é uma das estratégias mais decisivas. O ser humano precisa saber fazer e, principalmente, saber fazer-se oportunidade. (DEMO, Política Social do Conhecimento). Os objetivos da aprendizagem são classificados em: domínio cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos). No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação. No domínio afetivo temos habilidades de receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. No domínio psicomotor apresentamos habilidades relacionadas a movimentos básicos fundamentais, movimentos reflexos, habilidades perceptivas e físicas e a comunicação não discursiva. A educação vista sobre o prisma da aprendizagem, representa a vez da voz, o resgate da vez e a oportunidade de ser levado em consideração. O conhecimento como cooperação, criatividade e criticidade, fomenta a liberdade e a coragem para transformar, sendo que o aprendiz se torna no sujeito ator como protagonista da sua aprendizagem. “ Porque nós estamos na educação formando o sujeito capaz de ter história própria, e não história copiada, reproduzida, na sombra dos outros, parasitária. Uma história que permita ao sujeito participar da sociedade”. (Pedro Demo). Ref: DEMO, Política Social do Conhecimento.

Amélia Hamze ahamze@uol.com.br Colunista Brasil Escola

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