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28 de mai. de 2010

Nell


Nell
Os limites da Ciência

O selvagem encontra-se com o civilizado. Expressa seu medo e sua angústia de forma nervosa, às vezes, até mesmo violenta. Ninguém sabe ao certo como reagir nesse momento em que se reuniram ao acaso. O homem e a mulher se medem, palmo a palmo, como a examinar as possibilidades que teriam no caso de um confronto direto, corpo a corpo. O que você faria se estivesse na situação do personagem de Liam Neeson (Dr. Jerome Lovell) ao se encontrar com uma mulher, de aproximadamente 30 anos, que não sabe ao certo como se relacionar com outro ser humano?
E como não saber? Simples, basta se isolar no meio de uma floresta com seus filhos, ser a única referência viva próxima deles, não se preocupar em transmitir-lhes conhecimentos estabelecidos entre seres humanos (a não ser calor humano) e morrer sem dar-lhes a mínima noção de que, lá fora, para além das fronteiras que delimitam a mata por eles habitada, há toda uma vasta e complexa fauna de seres humanos...
A propósito, depois de algum tempo vivendo em isolamento, os rudimentos de cultura passados de pai (ou mãe) para filho (a), são aos poucos esquecidos ou abandonados por absoluta falta de uso, guardando-se apenas o que é elementar para a sobrevivência. Pronto, está em suas mãos a fórmula para o surgimento de Nell (Jodie Foster), a tal selvagem mencionada no início desse texto e que dá nome ao filme de Michael Apted (O mesmo de “Nas Montanhas dos Gorilas”).
A trama do filme acaba propondo uma reflexão acerca da necessidade do convívio entre seres humanos para a configuração ou caracterização humana das pessoas. Não basta para tal a herança genética acumulada em nossos bancos de dados internalizados, passados dos pais para os filhos (o que, a princípio, não descarta a importância dessa informação transmitida; nos diz apenas que ela não é suficiente para que estejamos preparados para enfrentar o mundo em que viveremos). Abre, também, possibilidade para o questionamento da ética na ciência e para discussões acerca da clonagem e de outros procedimentos técnicos e científicos da área da biotecnologia.
O filme

Nell (Jodie Foster, em mais uma de suas grandes atuações) vive na floresta, no estado americano da Carolina do Norte. Lá cresceu, isolada do mundo, tendo contato apenas com sua mãe. A partir de problemas de saúde (derrame) de sua mãe, passou a se comunicar nos conformes fonéticos de sua única tutora, criando um linguajar próprio, incompreensível para os padrões normais. Depois do falecimento de seu único laço de contato com a humanidade, passa a viver de forma aproximada do padrão dos animais.
Tudo teria se mantido, não fosse Nell descoberta pelo doutor Jerome Lovell (vivido pelo competente Liam Neeson, o protagonista do filme “A Lista de Schindler”), que se preocupa com Nell e tenta dar a ela educação e proteção. O problema é que Lovell é apenas um médico interiorano, que não possui conhecimento e preparo para lidar com um problema de socialização tão complexo quanto o de Nell.
Ciente dessa dificuldade ele procura o apoio de especialistas. A forma como eles encaram a situação de Nell, tratando-a de forma desrespeitosa e encarando-a como um caso atípico de “criança selvagem” assusta Lovell e a própria Nell. O que fazer? Que caminhos seguir? O que a justiça deve decidir quanto ao futuro de Nell?
Aos Professores

1- Há várias histórias contadas por especialistas que nos mostram como viveram crianças encontradas em florestas ou selvas, sendo criadas por animais. Elas confirmam o que para muitas pessoas parece ser apenas ficção, a possibilidade de sobrevivência em condições totalmente adversas e não humanizadas. Procure relatos que contem essas histórias e trabalhe como elemento comparativo em relação ao filme.
2- A lenda de Rômulo e Remo (fundadores lendários de Roma, que teriam sido amamentados por uma loba), a clássica história de Tarzan (de autoria de Edgar Rice Burroughs) e o conto “O livro da Selva” de Rudyard Kipling, constituem documentos básicos para quem pretende estudar a fundo a questão da relação entre o homem e a natureza.
3- Os problemas de linguagem de Nell, oriundos do contato com a mãe doente, podem servir de referência para entender eventuais erros cometidos por nossos alunos ao se comunicar oralmente e por escrito. Assim como ocorre com a personagem título do filme, é possível que determinadas dificuldades sejam originárias do ambiente doméstico. Não custa pesquisar...
4- Biotecnologia e ética na ciência podem ser temas explorados a partir do filme “Nell”. Várias são as dúvidas, como:- A conduta assumida pelos cientistas em relação à personagem central foi adequada? E o respeito quanto ao fato de estarmos lidando com um ser humano e não com cobaias animais*? Se não houvesse intervenção dos cientistas como seria a vida de Nell? Prevalecem em nossas formações os padrões genéticos fornecidos por nossos pais ou as alterações promovidas pelo nosso contato com o meio são preponderantes em nossa definição de posturas, características e caráter? Pesquisas que promovem o surgimento de clones ou a alteração nos padrões genéticos dos seres humanos ou mesmo de outras espécies (animais ou vegetais) trazem mais benefícios ou problemas para a humanidade e para o planeta?
* Até que ponto é necessário utilizar cobaias nos experimentos conduzidos pelas grandes empresas ou mesmo por universidades? Não estamos com essa prática gerando prejuízos as espécies utilizadas como cobaias? O que poderia ser feito para que esses procedimentos fossem substituídos por outros menos nocivos para os animais? São também questões fundamentais para o pleno estabelecimento da ética na ciência, podem mobilizar e sensibilizar nossos alunos...
Ficha Técnica
Nell
(Nell)
País/Ano de produção:- EUA, 1994
Duração/Gênero:- 115 min., Drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Michael Apted
Roteiro de William Nicholson e Mark Handley
Elenco:- Jodie Foster, Liam Neeson, Miranda Richardson,
Robin Mullins, Richard Libertini, Nick Sersi.

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