Páginas

3 de jun. de 2009

A importância da filosofia na vida das pessoas

Filosofia, é nada mais nada menos, o estudo sobre o nosso próprio cotidiano,a sociedade em geral.Ela nos faz ter uma visão mais critica sobre a nossa sociedade, compara os tempos antigos com os modernos. Como hoje em dia existem muitas controversas no mundo, a filosofia serve justamente para formular as reais perguntas q devemos fazer em cada situação, dando a ciência o poder de responder. Ela nos faz refletir na nossa maneira de agir de pensar, até mesmo de lidar com diversas situações, se é certo o que estamos fazemos, ou se devemos , refazer nossas idéias e conceitos.

Para muitos a filosofia pode ser vista como algo que não nos serve de nada, mas na verdade, ela é muito útil, é ela quem abre a nossa mente e idéias, sobre o mundo e como devemos agir perante a sociedade, ela é o lado pensante que comanda nossas atitudes. A partir do momento que a filosofia te ensina o certo e o errado, perante a nossa sociedade, fica cabendo a nós, fazermos nossas escolhas.

A Filosofia é uma ferramenta privilegiada para ajudar a criar um espírito crítico diante do mundo e da vida.
Conhecer a história da filosofia ajuda muito... é um bom começo, sem dúvida.
Para aprender, é natural ouvir, assimilar, etc. Neste sentido, não vejo problema algum em estudar aquela imensidão de biografias e bibliografias de filósofos.. desde os pré socráticos até os contemporâneos..
Neste sentido, o curso de filosofia tem a IMENSA vantagem de sistematizar este conhecimento em períodos, assuntos, temas, etc. e, sem dúvida, é a melhor forma de se aproximar da Filosofia. Não é a única, mas, sem dúvida é a melhor.
Paciência..
isto também é fundamental..
é preciso ler com cuidado a obra de um filósofo e entendê-la bem antes de negá-la..
Esta maturidade intelectual só vem com o tempo..

Por onde começar?
Há vários manuais de introdução à filosofia..
Particularmente eu gosto do "Convite à filosofia" da professora Chauí...
Para quem NUNCA leu nada de filosofia, talvez o romance "O mundo de sofia" seja um bom começo
Para quem já está na lida acadêmica, recomendo tentar aproveitar o máximo e ampliar ao máximo as leituras (mesmo que isto pareça meio confuso, no começo) para depois, com alguma maturidade intelectual, tentar eleger um tema (lógica, filosofia da linguagem,
existencialismo, epistemologia, etc.) e, aí sim, aprofundar as leituras em filósofos e filosofias específicas...

Estudar filosofia não é APENAS conhecer a opinião de autoridades importantes, mas, sem dúvida, conhecer o mundo e a evolução da própria história do pensamento é IMPRESCINDÍVEL para quem deseja aproximar-se deste mundo fascinante que é a Filosofia...


0 comentários:

Postar um comentário